sexta-feira, setembro 08, 2006

Gabinete em Vila d'Este apoia as vítimas de violência doméstica

A Urbanização de Vila d'Este vai passar a ter, a partir da próximaquinta-feira, um gabinete de apoio às vítimas de violência doméstica. Mais um passo do programa "Olhos no Futuro", dado no Dia Internacional daSolidariedade, e que se propõe reduzir para metade as situações deviolência doméstica, embora não seja possível quantificar, com precisão, a dimensão do problema (os estudos indicam que apenas um em cada 20 crimes dogénero são denunciados).

O projecto, dinamizado pela Associação dos Proprietários da Urbanização deVila de Este, em parceria com diversas instituições, ficará sediado num espaço cedido pela Câmara e localizado na Rua de Vila de Este, 267 - B. Ali,as vítimas de violência doméstica terão o acompanhamento necessário ereceberão ajuda em diversas áreas, entre as quais os cuidados de saúde e a integração no mercado de trabalho.

A Segurança Social, a Câmara de Gaia, o Centro Hospitalar de Gaia e arespectiva Liga de Amigos, a Associação Futuro Risonho (do Bairro doBalteiro), a Paróquia de Vilar de Andorinho e o Agrupamento Vertical de Escolas EB 2,3 de Soares dos Reis são os parceiros directos da Associaçãodos Proprietários neste projecto. Ontem, estiveram reunidos.

O trabalho com as vítimas de violência doméstica vem juntar-se ao que aAssociação já faz com as crianças e jovens em risco, tendo em vista aredução das situações de negligência familiar e a integração social,escolar e profissional. Nesse sentido, decorrem diversos ateliês de ocupação de tempos livres e acções de formação. "Já conseguimos integrar 44 jovensno mercado de trabalho", sublinhou António Moreira, presidente da Associaçãodos Proprietários da Urbanização de Vila d'Este.

O espaço onde os mais novos podem procurar ajuda situa-se no número 3 da Ruade Alfredo Marceneiro, também no referido complexo habitacional. Recorde-seque em Vila d'Este vivem mais de 16 700 pessoas, sendo que apenas uma pequena parte das casas são propriedade da Câmara de Gaia.

Informação recolhida na DLR- Desenvolvimento Local em Rede