terça-feira, agosto 22, 2006

Produção de vinho Alentejano Aumenta


Publicado em: 18-08-2006 19:55 Fonte: Lusa

António Rosa, responsável da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), afirmou à agência Lusa que está prevista para este ano uma produção na ordem dos 83 milhões de litros de vinho, contra os 69,3 milhões de litros em 2005.

"A subida da produção, na ordem dos 20 por cento, deve-se particularmente ao aumento da área de vinha, com as novas plantações a começarem a dar os seus resultados este ano", explicou.

A área de vinha no Alentejo ronda actualmente os 21 mil hectares, enquanto que, há oito anos, se cifrava em 13.500 hectares, indicou o responsável.

António Rosa adiantou, ainda, que a produção média de vinho no Alentejo, nos últimos três anos, atingiu os 77,9 milhões de litros.

"Todos os indicadores apontam para um ano de vinho de boa qualidade", realçou o responsável.

António Rosa referiu também que a Adega Cooperativa de Redondo e alguns viticultores particulares já iniciaram a vindima, mas garantiu que a maioria só vai começar a partir de segunda-feira.

O Alentejo produz cerca de 12 por cento do vinho do país.

Em termos de mercado nacional de vinho de qualidade engarrafado, com Denominação de Origem Controlada (DOC) ou Vinho Regional, o Alentejo representa uma cota de 47 por cento.

1 Comments:

Blogger Graza said...

Foi a Europa, quer se queira quer não, que nos obrigou a fazer vinho com qualidade. Tivessemos nós já começado há muito e hoje o vinho contribuiría de outra forma para a riqueza nacional. Se quisermos ainda estamos a tempo.

1:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home