quinta-feira, setembro 07, 2006

Melanoma: Excelentes Notícias!

A presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) congratulou-se esta sexta-feira com a descoberta de uma técnica de manipulação genética de células que conseguiu destruir o melanoma, carcinoma que está a aumentar em Portugal.

Em declarações à Agência Lusa, a presidente da LPCC, Manuela Rilvas, afirmou que a descoberta, divulgada pela revista Science, é «uma notícia excelente». «Temos de pensar nas muitas pessoas que, todos os dias, trabalham nos laboratórios em busca de descobertas como esta e que vivem a perseguir o objectivo de destruir o cancro», afirmou.

A técnica consiste na manipulação genética de linfócitos (que têm um importante papel na defesa do corpo humano contra os microrganismos), para que estes identifiquem as células malignas e as combatam.

Para Manuela Rilvas, a descoberta assume uma grande importância em Portugal, país onde a tradição da exposição solar tem levado a um aumento da incidência do melanoma. «O melanoma é um problema muito grande em Portugal, tal como em outros países europeus, por causa do sol», disse a presidente da LPCC.

Segundo dados do rastreio anual efectuado pelo Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, o cancro da pele está, em mais de 90 por cento dos casos, relacionado com o passado de exposição exagerada ao sol.

Estima-se que em Portugal a incidência de melanoma seja de oito novos casos por 100 mil habitantes por ano (cerca de 800 casos por ano).